• SpaceWeekly
  • Posts
  • SpaceWeekly #2: 1º Voo Tripulado da Starliner, Chang'e-6 Acopla na Órbita Lunar, Starship Resiste à Reentrada, Novos Métodos para a Missão MSR

SpaceWeekly #2: 1º Voo Tripulado da Starliner, Chang'e-6 Acopla na Órbita Lunar, Starship Resiste à Reentrada, Novos Métodos para a Missão MSR

Tempo de Leitura: 6 minutos (~)

Na Trajetória de Hoje 🚀 

Lançamento e Acoplagem da Starliner Tripulada à ISS (CFT)

Chang’e-6 Acopla na Órbita Lunar Com Amostras da Lua

• Starship Sobrevive à Reentrada Durante o 4º Teste de Voo (FT)

• NASA Explora Novos Métodos para a Missão MSR 

Notícias à Velocidade da Luz

Data de Lançamento do Ariane 6 Anunciada

A data do lançamento inaugural do foguetão Ariane 6 (sucessor do Ariane 5) foi anunciada para o dia 9 de Julho, pelo diretor da Agência Espacial Europeia (ESA)…

Faleceu um dos Astronautas da Apollo 8 

O astronauta, William Anders da NASA, piloto do módulo lunar da Apollo 8 e uma das primeiras pessoas a viajar além da Terra e a orbitar a Lua, faleceu no passado dia 7 de Junho

Último Voo do VSS Unity da Virgin Galactic

No sábado (8 de Junho) ocorreu a sétima missão comercial da Virgin Galactic e o último voo suborbital do avião espacial VSS Unity, com 6 pessoas a bordo, antes da nova classe de naves espaciais “Delta” entrar em operação…

Lançamento e Acoplagem da Starliner Tripulada à ISS (CFT)

No passado dia 5 de Junho, os astronautas da NASA (National Aeronautics and Space Administration) Butch Wilmore e Suni Williams, decolaram em direção à ISS (International Space Station) no Atlas V da ULA (United Launch Alliance) a bordo da cápsula Starliner.

No dia 6 de Junho, a CST-100 Starliner da Boeing acoplou à ISS com sucesso às 18h34 de Lisboa, representando o seu primeiro voo tripulado, tendo sido detetados e resolvidos problemas nos propulsores da mesma (durante a aproximação) e vazamento de hélio.

A data de retorno definida pelas equipas da NASA e Boeing foi dia 18 de Junho, permitindo que a tripulação da Starliner realize uma caminhada espacial no dia 13, enquanto os engenheiros concluem as verificações dos sistemas da CST-100 Starliner.

Chang’e-6 Acopla na Órbita Lunar Com Amostras da Lua

O veículo de ascensão acoplou com o módulo de serviço da Chang’e-6 no passado dia 6 de Junho. Após o rendezvous lunar e acoplagem, o material lunar (solo e rególito) coletado no dia 4 foi transferido para o módulo de reentrada com sucesso.

A viagem de retorno das amostras coletadas pela Chang’e-6 deverá ter uma duração de 3 semanas, de acordo com o esperado, e deverá terminar no dia 25 de Junho com a aterragem da cápsula de reentrada em Siziwang Banner, na região autónoma da Mongólia Interior, no norte da China.

Starship Sobrevive à Reentrada Durante o 4º Teste de Voo (FT) 

No passado dia 6 de Junho ocorreu o quarto Teste de Voo do Starship, tendo o lançamento ocorrido às 13h50 de Lisboa desde a Starbase, Boca Chica, no Texas. A ascensão decorreu de acordo com o planeado, à exceção da falha de ignição de um dos 33 motores Raptor do Super Heavy booster.

O Super Heavy amarou com sucesso no Golfo do México (splashdown) após a separação do estágio de “hot staging”, execução do boostback burn sem quaisquer falhas nos motores Raptor e libertação da secção de interstage hot staging”.

O Starship cumpriu a trajetória suborbital planeada, tendo resistido à reentrada apesar de terem sido observados danos num dos flaps do mesmo e posteriormente (65 minutos após o lançamento) amarou (splashdown) com sucesso. O próximo lançamento do Starship poderá ocorrer daqui a 1 mês de acordo com Elon Musk.

NASA Explora Novos Métodos para a Missão MSR

Créditos: NASA/JPL-Caltech

A NASA selecionou sete empresas para conduzirem estudos conceptuais para o programa Mars Sample Returns (MSR), com o objetivo de retornar as amostras de Marte, de forma mais rápida e acessível do que os planos atuais, para a superfície da Terra.

Esta seleção surge decorrente do pedido de propostas divulgado pela NASA em meados de Abril, após a agência ter concluído que a abordagem atual custaria 11 bilhões de dólares e não seria concluída até 2040, consequente de uma revisão independente.

Entre as propostas selecionadas, anunciadas no dia 7 de Junho, temos empresas como Lockheed Martin, SpaceX, Blue Origin, Northrop Grumman, entre outras. A NASA irá conceder um contrato de preço fixo (até 1,5 milhões de $) para conduzir os estudos (de 90 dias) às sete empresas.

PS: Peço desculpa pelo envio tardio desta edição, mas preferi investir mais algum tempo e enviar algo minimamente aceitável, diferente e com mais informação.

Obrigado por ter lido a edição desta semana. Se gostou desta edição recomendo subscrever a Newsletter, para mais edições semanais.

Até à próxima edição,

João Machado