- SpaceWeekly
- Posts
- SpaceWeekly #3: Voyager 1 Retoma Envio de Dados, Vulcões Gelados em Marte, Perseverance Atravessa um Antigo Rio, Retorno da Starliner Adiado
SpaceWeekly #3: Voyager 1 Retoma Envio de Dados, Vulcões Gelados em Marte, Perseverance Atravessa um Antigo Rio, Retorno da Starliner Adiado
Tempo de Leitura: 5 MIN
Na Trajetória de Hoje 🚀
• Descobertos Vulcões Gelados nos Trópicos de Marte
• Voyager 1 Retoma o Envio de Dados Científicos dos 4 Instrumentos
• Rover Perseverance da NASA Atravessa um Antigo Rio
• Retorno da Cápsula Starliner à Terra Adiado
Notícias à Velocidade da Luz
Novas Atividades Extraveiculares (EVA's) Planeadas
Após a EVA do dia 11 de Junho ter sido cancelada devido a um desconforto no fato espacial, uma nova data foi divulgada. A 90ª EVA está “agendada” para dia 24 de Junho e será seguida da 91ª no dia 2 de Julho…
Lançamento do Starship a Partir da Flórida
A Federal Aviation Administration (FAA) publicou um estudo sobre o impacto ambiental do Starship-Super Heavy da SpaceX no Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) e Kennedy Space Center…
Estudos Sobre Medicina Aeroespacial e Biologia Espacial
O Space Omics and Medical Atlas (SOMA), foi disponibilizado. Um compêndio de estudos, de acesso aberto, que inclui dados moleculares, celulares, fisiológicos, fenotípicos e de voos espaciais, inclusive da missão Inspiration 4…
Descobertos Vulcões Gelados nos Trópicos de Marte
As sondas ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO) e Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), detetaram pela primeira vez geada, nos vulcões da região de Tharsis, próximo do Equador de Marte.
De acordo com os investigadores, pensava-se que nesta região, a formação de gelo seria impossível devido às temperaturas relativamente altas (na superfície e topo das montanhas) consequente da luz solar e atmosfera rarefeita, o que surpreendeu os mesmos.
Apesar das camadas de geada serem finas, abrangem uma vasta área, representando cerca de 150 000 toneladas de água (~60 piscinas olímpicas) distribuídas entre a superfície e a atmosfera do planeta, diariamente, durante as estações frias.
Voyager 1 Retoma o Envio de Dados Científicos dos 4 Instrumentos
A sonda espacial Voyager 1, lançada em 1977, apresentou um problema técnico em novembro de 2023, relacionado com um dos seus três computadores de bordo, também denominado Flight Data Subsystem (FDS).
Após cinco meses, a Voyager 1, que se encontra a mais de 24 biliões de Km da Terra, retomou o envio de dados/atualizações de engenharia para o nosso planeta, em abril deste ano.
A NASA anunciou no passado dia 13, que pela primeira vez, desde novembro de 2023, a Voyager 1 retomou o envio de dados dos quatro instrumentos científicos que estudam as ondas de plasma, campos magnéticos e partículas.
Rover Perseverance da NASA Atravessa um Antigo Rio
No dia 9 de junho, o rover Perseverance da NASA, que se encontra nas últimas etapas da sua quarta campanha científica na procura por evidências de depósitos de carbonato e olivina na área “Margin Unit”, alcançou a sua mais recente área de interesse científico.
A mudança de rota, não só reduziu o tempo de viagem para chegar à área alcunhada de “Bright Angel” como também deu à equipa científica, a oportunidade de procurar caraterísticas geológicas fascinantes num canal de um rio antigo.
A equipa científica espera encontrar nesta área, rochas diferentes daquelas encontradas na área “Margin Unit” (rica em carbonato e olivina) e recolher mais informações sobre Jezero.
Retorno da Cápsula Starliner à Terra Adiado
As equipas da NASA e Boeing voltaram a extender a estadia da CST-100 Starliner na Estação Espacial Internacional, enquanto os engenheiros concluem a análise de problemas nos propulsores e os vazamentos de hélio (no sistema de propulsão da Starliner).
No dia 18 de Junho, a NASA referiu num briefing que o retorno da Starliner à Terra, que já tinha sofrido alterações por duas vezes (para dia 22 de junho), foi adiado para o dia 25 de junho.
Assim, o desacoplamento da CST-100 Starliner com a Estação Espacial Internacional ficou programado para o dia 25 de junho e o pouso em White Sands, Novo México, no dia 26 de junho.
PS: Peço desculpa pelo envio tardio desta edição, mas preferi investir mais algum tempo e enviar algo minimamente aceitável, diferente e com mais informação.
Obrigado por ter lido a edição desta semana. Se gostou desta edição recomendo subscrever a Newsletter, para mais edições semanais.
Até à próxima edição,
João Machado